Buscar
  • Ana Lucia Bergozza

VENTOSATERAPIA: Aplicações terapêuticas

Atualizado: 16 de Abr de 2018

Técnica milenar, comumente associado à Acupuntura, pode ser indicado para o tratamento de diversas patologias, através da aplicação de ventosas em determinadas regiões do corpo.



As ventosas são um tipo de terapia não invasiva, que tem como procedimento básico, a colocação de copos sobre a pele, gerando a sucção do local. São aplicados em áreas específicas do corpo, principalmente nas costas, ou em pontos dos meridianos, gerando uma força de sucção.

Seu principal efeito terapêutico é controlar a corrente sanguínea e tem como base a troca gasosa, visando limpar o sangue pela pele.

Segundo a MTC (Medicina Tradicional Chinesa), as toxinas acumuladas pela sujeira da água, dos alimentos, ou emoções desequilibradas causam a estagnação do sangue coagulado, escuro, sujo, nos músculos das costas ou nas articulações, causando as doenças.

A pressão negativa criada nas ventosas aumenta o diâmetro dos vasos sanguíneos, oxigenando esses tecidos e liberando toxinas do sangue e dos músculos de forma mais fácil, eliminando estagnações, fazendo com que a técnica seja utilizada com grande sucesso em casos de dores musculares, lombalgias, artrites, prisão de ventre, dores de cabeça, cansaço, stress, entre outros.

Com aplicação prévia de óleos ou cremes, fazendo deslizamentos com a ventosa numa determinada região do corpo, é possível ativar a circulação, liberar fáscia muscular, desbloquear energia e melhorar o funcionamento dos órgãos.


Ana Lucia Bergozza


53 visualizações

Siga

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

​© 2018 por Padma. Desenvolvido por Guilherme Monteiro de Quadros